sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Meus pés estão rachados!O que eu faço?

    Quando vejo uma mulher calçando elegantemente um sapato fino com calcanhares à vista, o que primeiro me chama a atenção é a aparência dos mesmos que, geralmente, não condizem com o modelo de calçado do qual está fazendo uso.

  dor e tato). A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para mais profunda, respectivamente.
Quando a epiderme é agredida por fatores externos (atritos com calçados) ou falta de hidratação, a mesma tem uma reação de engrossamento (acúmulo de queratoses), que surge como defesa das camadas mais profundas, formando-se assim, calos ou calosidades. Das podopatia (doenças nos pés) uma das que mais se destaca no sexo feminino, principalmente, é a Rachadura no Calcanhar ou Fissura Calcânea (lesões lineares ou estreitas da pele).              

Diversas empresas e laboratórios têm pesquisado e vêm lançando produtos no mercado nacional com a proposta de auxiliar no tratamento das Fissuras Calcâneas e acelerar o processo cicatricial. 
           É comprovado que a utilização de produtos que mantém a hidratação na pele, auxilia na reparação tecidual. Se lembrarmos o fato de que 60% do organismo humano é composto por água, fica simples compreender a importância desses cremes para a reparação tecidual. 
Os pés são partes do corpo que têm suas camadas de peles com maior resistência do que em outras partes, e são mais grossas devido ao peso do corpo que recai sobre os mesmos.
 Os pés sustentam o corpo de maneira que podem sofrer inúmeras patologias (doenças) que devem ser tratadas com especialistas (médicos e podólogos).  O aparecimento de rachaduras ocorre por varias causas: defeitos ortopédicos, hereditariedade, alterações climáticas, conseqüência de psoríase, diabetes, doenças vasculares, micoses, agressões químicas(uso de ácidos), lixas, andar descalço e uso de calçados abertos nos calcanhares (sandálias) etc. 

Nas pessoas portadoras de diabetes, a desidratação é comum, uma vez que o diabético geralmente tem menor lubrificação natural que o indivíduo não-diabético, juntamente com diminuição da sensibilidade (neuropatia periférica) o que pode causar úlcera, podendo chegar inclusive à amputação dos membros inferiores (pés e pernas) por desinformação sobre cuidados com os pés. 

As fissuras calcâneas podem variar em espessura; algumas lesam a pele apenas superficialmente e outras podem até atingir tecidos profundos com sangramento devido ao espessamento e endurecimento da camada externa da pele (hiperqueratose) onde o tecido perde a elasticidade e abre pela pressão ao se movimentar. 
Às vezes atinge os nervos, presentes na derme (segunda camada da pele) causando sangramento e a dor. 
No tratamento a que submeto meus pacientes, faço a umectação local com emoliente - e em seguida procedo à remoção da queratoses (calosidade) fazendo uso de instrumental cortante e lixamento. Dependendo do diagnóstico, o paciente é encaminhado a especialistas em dermatologia, endocrinologia, ortopedia ou outras áreas médicas, pois assim poderá ser diagnosticada a causa das fissuras calcâneas.
Lembre se que fissura calcânea intensa por longo período, às vezes é sinal de doenças como diabetes, etc... Recomendo a mudança de hábito, se a causa for uso de calçado inadequado. Procure usar calçado adequado, controlando essas rachaduras com o uso diário do cremes específicos para fissuras e ressecamento da pele, hidratantes e cicatrizantes.  Para resolver seu caso, e não agravá-lo, consulte sempre um profissional devidamente habilitado em seu exercício profissional.


Trate-os com carinho...





Nenhum comentário:

Postar um comentário