quarta-feira, 7 de agosto de 2013

#Dúvidas: Usar ou não usar esmalte vencido?

Este post será apenas informativo. Não tem objetivo nenhum de mudar seus hábitos e nem te convencer do que é certo ou errado ok!?
Vamos lá! O post é longo, mas muito interessante. Então pegue a pipoca e leia:
Uma dúvida que sempre tive e vejo muita gente preocupada, meio sem saber o que fazer, é se devo ou não usar os esmaltes vencidos. Com mais de 300 vidrinhos é quase impossível usar algum até o final. O tempo acaba passando e consequentemente alguns chegam a sua data de validade. Mas olhando para todos eles, vejo que muitos que nem venceram ainda (considerando a data da embalagem) estão em péssimo estado assim como alguns que já venceram estão perfeitos.

Minha coleção de esmaltes

Vocês sabem que cada país tem seus costumes, suas regras e leis. E na área de esmaltes não é diferente. Vocês já chegaram a notar que a maioria de esmaltes importados não tem data especifica de validade? Pelo menos não uma data no formato mês/ano. Eles tem o que chamamos de PAO –Period After Opening (traduzindo: período depois de aberto). O PAO é informado em meses, normalmente dentro de um potinho com tampa aberta:
Simbolo Validade Esmaltes

Isso porque as empresas desses países calculam a validade do produto a partir de quando a embalagem é aberta. Pois é a partir desse momento que o esmalte começa a entrar em contato com o ar, ou seja, é a partir dai que a fórmula começa a sofrer com as interferências desse contato e também podendo ou não ser contaminada.
Aqui no Brasil seria difícil adotar esse padrão. A maioria das lojas vendem os esmaltes sem proteção nenhuma, e sempre tem alguém que abre o esmalte pra dar uma testadinha ou ver a cor real. Isso não é correto, eu NUNCA faço isso! Não façam mais, certo meninas?!
A Anvisa (Agencia reguladora que também cuida da fiscaliação das empresas de cosméticos no Brasil) estipula a data máxima para validade dos esmaltes de 3 anos e ponto final! Não há exceções.
Eu, a pessoa não o use mais. Isso porque o esmalte que muda o cheiro pode indicar algum tipo de contaminação ou alteração significativa na fórmulaEsmaltes muito velhos ou grossos também não tem muita utilidade, recomendo que mesmo dentro da validade, se o esmalte estiver com cheiro estranho ou a fórmula não estiver legal.

Minha coleção de esmaltes

EU (eu disse EU) uso o esmalte se ele estiver vencido e não apresentar alterações (cheiro, consistência). Mas isso depende de cada uma. Assim como as possíveis consequencias dessa opção são de responsabilidade (e afetarão) somente quem se arriscou.
Como eu tenho uma amiga química, a Thaloka Thaisa do Esmaltha, pedi a ela que nos contasse alguma coisa que ela soubesse sobre o assunto. Porque cá entre nós, cada um diz uma coisa nessa internet! Olha que fofa… ela explicou bonitinho:
A validade dos esmaltes está relacionada ao tempo que ele consegue cumprir seu papel: o de esmaltar as unhas. 
As empresas brasileiras ainda colocam data de validade (mês/ano), o que é errado, já que é possível esmaltar as unhas com estes esmaltes após o prazo dado no rótulo. Já vimos muitas meninas dizendo que usaram esmaltes vencidos e que ainda estavam em perfeito estado, não é? 
As empresas gringas (algumas) colocam apenas a data de fabricação e a informação de que o produto é válido até três anos após a data em que ele foi aberto pela primeira vez. Por quê? Porque quando fabricado, o vidro de esmalte vem com um “lacre de fábrica”, ou melhor dizendo: fechado. Toda vez que o vidrinho é aberto, entra ar dentro dele, contaminando o esmalte com poluentes do ar e, além disso, o solvente do esmalte, que é muito volátil, evapora com o tempo. Sem solvente, o esmalte fica “duro”.
Daí a gente consegue entender porque alguns esmaltes endurecem antes do prazo de validade apresentado no rótulo. Muitos lugares vendem esmaltes no blister (mais recomendável), mas muitos outros lugares tiram os esmaltes do blister e colocam em prateleiras, o que facilita visualizar as cores. Porém, muitas pessoas abrem os vidrinhos pra ver a cor do esmalte fora do vidrinho, ou pra ver como é/está o pincel (achatado, descabelado, etc). Nesse processo, o esmalte já perde um pouco da sua qualidade: perde solvente e é contaminado por poluentes do ar. e Se muitas pessoas fazem a mesma besteira de abrir o vidrinho, ele vai se desqualificando ainda mais. Por essas e outras, eu sempre pego os vidrinhos de trás da prateleira, que eu tenho quase certeza que ninguém mexeu.

Só mais uma coisa muito importante: Quando forem se desfazer de algum esmalte, nunca o joguem em água corrente (pia, descarga) ou no solo, os corantes e solventes do esmalte podem contaminá-los! Jogue o esmalte num papel, espere secar e jogue no lixo RECICLADO!
Não quero ninguém reclamando que eu disse que podia usar esmalte vencido e o bendito te deu reação hein
Me contem o que acham sobre isso. Desabafem aqui nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário