terça-feira, 2 de julho de 2013

Banho relaxante: mande o cansaço por água abaixo

Um bom banho relaxante pode proporcionar uma noite de sono tranquila ou ainda repor as forças para um dia atarefado. E para isso não é preciso gastar rios de dinheiro. Na banheira ou no chuveiro, é possível transformar esse hábito diário em um ritual capaz de mandar o cansaço por água abaixo:  

Foto reprodução

 Prepare o banho

Crie o ambiente: desligue as luzes e use velas. Uma musiquinha suave de fundo também é bem-vinda.
Uma ducha de prazer: use ervas aromáticas. Para quem não tem banheira, a dica é fazer uma trouxinha. Pegue um pano permeável, como algodão grosso, e coloque as ervas lá dentro. Pendura a  sacolinha na ducha do chuveiro para que a água passe por elas antes de cair sobre o seu corpo.
Abaixe a temperatura: prefira banhos mornos, que ativam a circulação e descontraem os músculos.
Massageie o corpo: esponjas e buchas naturais também ativam a circulação, dando mais disposição. Faça a massagem com movimentos circulares e suaves, sempre de baixo para cima. Sabonetes artesanais também ajudam. Eles têm glicerina, essências e oleos naturais, que proporcionam uma agradável sensação de bem-estar.
- Relaxe a mente: na banheira, adicione gotas de óleos essenciais (rosa, gerânio, alfazema ou camomila são calmantes) e faça imersão por dez minutos. Na falta dela, use um difusor e inale o vapor. É extremamente relaxante.

Tipos de ervas

A terapeuta Janice Pizziollo ensina que para relaxar é preciso usar as ervas adequadas:

- Alecrim: alivia o cansaço
- Erva-doce: traz boas energias
- Eucalipto e menta: aliviam o cansaço físico e mental
 Guiné: dá proteção e força
- Lavanda e camomila: diminuem as tensões físicas e mentais
- Melissa e erva-cidreira: garantem um sono tranquilo
- Orégano: indicado para aliviar dores musculares e reumáticas
- Capim limão: diminui a ansiedade

O famoso banho de sal grosso

Ele lembra um relaxante banho de mar e é usado tradicionalmente para afastar energias negativas. Amorne uma vasilha de água, ponha 3 punhados de sal grosso e deixe do lado do chuveiro. No fim do banho habitual, derrame a mistura do pescoço para baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário